Notícias Recentes
Lula vai a encontros sobre democracia, clima e Palestina em NY
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva estará presente, na próxima semana, em reuniões para tratar da democracia, questões ambientais e da busca por uma solução pacífica para o conflito na Palestina durante sua estada em Nova York (EUA). Esses encontros acontecerão paralelamente à Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU). Conforme hábito, o presidente brasileiro fará o discurso de abertura no evento principal, no dia 23.
A confirmação veio do Ministério das Relações Exteriores na manhã desta segunda-feira (15). Antes do evento principal da visita do presidente aos EUA, Lula participará da abertura da semana do clima no dia 22, que tem como objetivo discutir ações para enfrentar a crise climática e avançar na transição energética.
No mesmo dia, Lula estará na reunião conjunta promovida pelos governos da França e da Arábia Saudita relacionada à Palestina. O presidente francês, Emmanuel Macron, declarou que a França reconhecerá o Estado da Palestina em setembro. Na última sexta-feira (12), a ONU aprovou a Declaração de Nova York, que visa impulsionar a solução de dois Estados para o conflito na Faixa de Gaza.
Macron afirmou recentemente que, sob a liderança da França e da Arábia Saudita, 142 países adotaram a Declaração de Nova York para implementar a Solução de Dois Estados, estabelecendo um caminho firme para a paz no Oriente Médio. França, Arábia Saudita e seus parceiros estarão em Nova York para concretizar esse plano de paz na conferência dedicada ao tema.
No dia seguinte à Assembleia Geral da ONU, Lula liderará uma reunião focada em democracia. O debate abordará o multilateralismo e a promoção da democracia globalmente.
Ainda no dia 24, o presidente participará da Cúpula das NDCs (Contribuições Nacionalmente Determinadas), evento organizado pelo secretário-geral da ONU, António Guterres. A discussão tem o objetivo de avaliar os desafios para o cumprimento dos compromissos de redução das emissões de gases de efeito estufa e buscar maneiras de fortalecer as respostas coletivas dos países.
Lula viajará no fim de semana aos Estados Unidos e pretende retornar após esses compromissos. Segundo o Itamaraty, ainda não estão todas definidas as reuniões bilaterais que o presidente terá com outros chefes de Estado durante sua estada em Nova York. A única confirmação até o momento é um encontro com o secretário-geral da ONU, agendado pouco antes da participação dele na abertura da Assembleia Geral.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login