Conecte Conosco

Brasil

Lula vai a evento da FAO e encontra o Papa Leão XIV

Publicado

em

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa nesta segunda-feira (13), em Roma, Itália, do Fórum Mundial da Alimentação, promovido pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO). Ele também terá vários encontros relacionados à Aliança Global contra a Fome e a Pobreza e será recebido pelo papa Leão XIV no Vaticano.

O encontro entre Lula e o líder da Igreja Católica será o primeiro desde que Leão XIV foi eleito papa em maio deste ano.

A comitiva presidencial chegou a Roma no domingo (12) e o retorno ao Brasil está previsto para hoje (13).

O convite para a participação no fórum foi feito pelo diretor-geral da FAO, Qu Dongyu, em julho. Na ocasião, Lula foi informado que o Brasil saiu do Mapa da Fome, ficando abaixo do limite de 2,5% da população em condição de insegurança alimentar.

Em evento em São Paulo na sexta-feira (10), Lula afirmou que, em seu discurso no fórum, irá falar sobre a erradicação da fome no Brasil.

“Nós havíamos acabado com a fome em 2014. Quando voltei ao governo em 2023, havia 33 milhões de pessoas em situação de fome. Agora, conseguimos eliminar esse problema novamente em pouco mais de dois anos”, ressaltou.

O Fórum Mundial da Alimentação acontece até o dia 18 e marca os 80 anos da FAO, criada em 1945. O evento é uma plataforma global para promover a transformação dos sistemas agroalimentares de acordo com a Agenda 2030 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

O fórum baseia-se em três pilares: Juventude, Ciência e Inovação e Investimentos, e segue o conceito dos ‘quatro melhores’: melhor produção, melhor nutrição, melhor meio ambiente e melhor vida, conforme orientação do diretor-geral, Qu Dongyu.

O evento de 2025 dedicará atividades para celebrar o aniversário da FAO e reconhecer boas práticas em segurança alimentar e agricultura sustentável.

Aliança Global contra a Fome e a Pobreza

Lula também participará da segunda reunião do Conselho de Campeões da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, composta por ministros, representantes governamentais, agências da ONU, bancos multilaterais e organizações da sociedade civil.

Copresidida pelo Brasil e Espanha, a reunião será híbrida e avaliará o progresso da aliança desde sua criação em 2024. A edição de 2025 trará celebrações e o reconhecimento de práticas importantes na área de segurança alimentar e agricultura sustentável.

Os temas principais incluem avanços na Iniciativa de Implementação Acelerada, que apoia planos nacionais para combater a fome e a pobreza em países como Etiópia, Quênia, Haiti, Ruanda e Zâmbia, com mais de 80 manifestações de interesse de parceiros financeiros e técnicos.

Os primeiros resultados serão apresentados na Cúpula Mundial sobre Desenvolvimento Social da ONU, em Doha, Catar, no dia 3 de novembro, onde a aliança realizará sua primeira reunião de alto nível e anunciará novos compromissos de financiamento e cooperação internacional para o combate à fome e às desigualdades.

A Aliança Global foi lançada durante a presidência brasileira no G20 para fortalecer e acelerar as ações contra a fome e as desigualdades, contando com quase 200 membros, incluindo 102 países, 53 fundações, 30 organizações internacionais e 14 instituições financeiras, que financiam os projetos da aliança.

Lula também inaugurará o espaço do Mecanismo de Apoio da Aliança Global, que será o secretariado da iniciativa, com sede na FAO e escritórios em Brasília, Adis Abeba, Bangkok e Washington.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados