Brasil
lula vai a washington em março para encontro com trump
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou nesta terça-feira (27) que estará nos Estados Unidos em março para uma reunião bilateral com o presidente Donald Trump. O encontro acontecerá na Casa Branca, em Washington. Lula confirmou a viagem ao desembarcar no Panamá, onde participará como convidado especial do Fórum Econômico Internacional da América Latina e Caribe.
Ele falou brevemente com jornalistas na chegada ao hotel na Cidade do Panamá, explicando que a visita se justifica pelo papel dos Estados Unidos e do Brasil como as principais democracias do Ocidente. Segundo Lula, é essencial que os dois líderes conversem pessoalmente para fortalecer as relações entre os países.
O presidente Lula expressou otimismo sobre a retomada da normalidade nas relações internacionais e sobre o fortalecimento do multilateralismo, além de esperar que as economias possam crescer em benefício das populações. Ele destacou que já teve uma conversa telefônica com Donald Trump na segunda-feira, na qual abordaram temas como a situação na Venezuela, propostas de paz para a Faixa de Gaza e a cooperação contra o crime organizado.
No Panamá, o presidente Lula foi questionado sobre a crise venezuelana e as ações militares americanas na região caribenha. Ele mencionou que já conversou duas vezes por telefone com a presidente interina da Venezuela, Delcy Rodríguez, e planeja falar novamente com ela. Lula defende que é fundamental que a soberania e os interesses democráticos venezuelanos sejam respeitados e que a solução para o país venha do próprio povo.
Lula comentou que tem dialogado com líderes internacionais para promover o multilateralismo. Além do contato recente com Donald Trump, ele conversou também com o presidente da França, Emmanuel Macron, e com o presidente do Chile, Gabriel Boric.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login