Brasil
Lula vai aos EUA para Assembleia da ONU

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva parte neste domingo (21), às 10h, rumo aos Estados Unidos (EUA) para participar da 80ª Assembleia Geral das Nações Unidas, que acontece entre os dias 22 e 24 de setembro em Nova York. A comitiva contará com o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, além de outros ministros e especialistas.
Desde 1955, o Brasil tem a tradição de abrir o debate geral na assembleia como o primeiro Estado-membro a discursar. Lula fará seu pronunciamento na manhã de terça-feira (23), logo após os discursos do secretário-geral da ONU, António Guterres, e da presidente da 80ª Assembleia, Annalena Baerbock.
Palestina
Em Nova York, na segunda-feira (22), Lula participará da segunda sessão da Confederação Internacional de Alto Nível para Resolução Pacífica da Questão Palestina e a Implementação da Solução de Dois Estados, convocada pela França e Arábia Saudita.
O Itamaraty informa que o governo brasileiro espera que este momento incentive que mais países reconheçam a Palestina como Estado — atualmente, 148 nações, incluindo o Brasil, já o reconhecem. Durante a reunião, países como França, Reino Unido, Canadá e Portugal mostraram interesse em seguir este caminho.
Democracia
Na quarta-feira (24), o presidente estará presente na segunda edição do evento Em Defesa da Democracia e Contra o Extremismo, acompanhado por representantes de cerca de 30 países. Além do Brasil, esta iniciativa é liderada pelos presidentes do Chile, Gabriel Boric, e da Espanha, Pedro Sánchez.
Segundo o Itamaraty, o objetivo é promover uma diplomacia ativa que fortaleça a cooperação internacional para combater a deterioração das instituições, a desinformação, o discurso de ódio e a desigualdade social. O primeiro encontro ocorreu no Chile, em julho, quando foi divulgada uma declaração conjunta.
Crise climática
No mesmo dia, ocorrerá um evento focado na crise climática, uma das principais pautas da agenda do presidente em Nova York. O Brasil e o secretário-geral da ONU, António Guterres, copresidirão o encontro que deve apresentar novas contribuições nacionalmente determinadas (NDC).
Lula também participará de um evento promovido pelo Brasil para ampliar o apoio à criação do Fundo Florestas Tropicais para Sempre, que será lançado em Belém e visa financiar a preservação das florestas. Além disso, participará de um encontro do Centro Global de Adaptação para discutir estratégias para adaptação às mudanças climáticas.
A delegação brasileira estará presente, a partir do dia 22 de setembro, na Semana do Clima de Nova York 2025. Este evento reúne cerca de 500 encontros com líderes governamentais e representantes da sociedade civil, ocorre simultaneamente à Assembleia Geral da ONU desde 2009 e serve como preparação para a COP30.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login