Notícias Recentes
Lula vai criar Ministério da Segurança se PEC passar
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva declarou nesta quinta-feira que pretende formar novamente o Ministério da Segurança Pública, caso a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) enviada pelo Executivo seja aprovada pelo Congresso.
— Nosso objetivo é redefinir as funções da Guarda Nacional. Se a PEC for aprovada, vamos instituir o Ministério da Segurança Pública no país — afirmou Lula.
Atualmente, as questões de segurança estão sob responsabilidade do Ministério da Justiça e da Segurança Pública, liderado por Ricardo Lewandowski. Foi a equipe do ministro que elaborou a PEC.
Em uma entrevista veiculada pela rede Alterosa em Minas Gerais, o presidente reforçou a importância da PEC para possibilitar uma ação mais efetiva do governo federal na segurança pública, que hoje é gerida pelos estados.
— Atualmente, a segurança pública é responsabilidade do governador, pois ele comanda a Polícia Militar e a Polícia Civil no estado. A PEC quer definir qual será o papel federal e da Polícia Federal, e se o governo poderá intervir. Por exemplo, no Rio de Janeiro, a polícia levou cinco anos buscando o assassino de Marielle Franco, vereadora assassinada em 2018, mas não encontrou. Foi a Polícia Federal quem descobriu — explicou Lula.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login