Economia
Lula vai defender IA com inclusão e controle de riscos na cúpula da Índia
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva apresentará na Cúpula de Impacto da Inteligência Artificial, que ocorrerá durante sua visita à Índia, a importância de equilibrar os benefícios econômicos e sociais da tecnologia com a necessidade de controlar riscos como a desinformação em massa, produção de conteúdos falsos, vieses nos algoritmos e discriminação.
O evento será realizado nos dias 19 e 20 de fevereiro em Nova Déli e reunirá representantes de várias partes do mundo.
— São preocupações legítimas que naturalmente farão parte da nossa posição na cúpula — disse Eugênio Garcia, diretor do Departamento de Ciência, Tecnologia, Inovação e Propriedade Intelectual do Itamaraty.
Ele afirmou que o principal desafio é garantir o enorme potencial da tecnologia para impulsionar o desenvolvimento e a implementação da IA no Brasil, ao mesmo tempo em que se previnem e mitigam riscos de curto, médio e longo prazo.
Lula fará sua fala durante a sessão plenária de alto nível, programada para 19 de fevereiro, onde trará a visão brasileira sobre governança e inclusão digital.
Eugênio Garcia explicou que o documento final da cúpula está em fase de conclusão pelo governo indiano, com expectativa de ser sucinto devido à grande diversidade de países e participantes. Esse documento destacará os resultados dos sete grupos de trabalho criados para o encontro, focados em três pilares: pessoas, planeta e progresso.
Cada grupo apresentará entregas específicas, incluindo uma carta para a difusão democrática da IA, a formação de uma rede internacional de IA para instituições científicas e um guia para promover infraestrutura resiliente para IA.
O grupo dedicado à IA segura e confiável — co-liderado pelo Brasil e Japão — prevê a criação de um repositório de iniciativas e bases de dados para aumentar a confiança nos sistemas de IA, um repositório de acesso aberto, uma plataforma colaborativa em desenvolvimento, além de uma nota orientadora sobre a governança da IA. Todos os documentos foram previamente negociados e passam por ajustes finais.
No dia 20 de fevereiro, o governo brasileiro organizará um evento paralelo no centro de convenções Bharat Mandapam, intitulado “IA para o bem de todos: perspectivas brasileiras para o futuro da inteligência artificial”.
O evento contará com a participação de ministros da comitiva presidencial, incluindo representantes dos ministérios das Relações Exteriores, Ciência, Tecnologia e Inovação, Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Educação, Saúde e Comunicações. O objetivo é compartilhar a visão brasileira sobre o desenvolvimento e a governança da inteligência artificial.
— A discussão sobre IA vem ganhando espaço na agenda internacional e agora é parte da nossa pauta diplomática — afirmou Eugênio Garcia.
A cúpula continua um processo iniciado em 2023 no Reino Unido, com foco na segurança da IA, seguido por encontros em Seul e Paris. O evento na Índia será o primeiro liderado por um país do Sul Global, esperando atrair dezenas de governos, empresas de tecnologia, pesquisadores e membros da sociedade civil.
O momento principal será a sessão plenária de alto nível, com a presença de Lula e do primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, que fará o discurso de abertura. Mais de cem países foram convidados, cerca de 50 confirmaram presença em alto nível e a expectativa é de aproximadamente 40 mil participantes.
Eugênio Garcia destacou que o evento é multissetorial, reunindo governos, setor privado, sociedade civil, universidades e pesquisadores. Grandes empresas de tecnologia já confirmaram presença, incluindo Microsoft, Google, OpenAI, NVIDIA, Anthropic, DeepMind, entre outras, além de companhias indianas.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login