Economia
Lula vai se reunir com líderes da Etiópia, Nigéria e Vietnã e receber primeiro-ministro da Índia

O presidente Luiz Inácio Lula terá encontros bilaterais durante a Cúpula do Brics, que ocorrerá neste fim de semana no Rio de Janeiro. No sábado pela manhã, estão programadas reuniões com os presidentes da Etiópia, Taye Atske Selassie; do Vietnã, Luong Cuong; e da Nigéria, Bola Tinubu.
Espera-se também que Lula tenha uma reunião com o primeiro-ministro da China, Li Qiang, provavelmente no sábado à tarde. A lista de encontros ainda está sendo finalizada, com outras solicitações de reuniões bilaterais sendo avaliadas pelo Palácio do Planalto.
Primeiro-ministro indiano em Brasília
Após a Cúpula, na próxima terça-feira, Lula receberá o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, no Palácio da Alvorada, em uma visita oficial.
Há também a possibilidade de que na quinta-feira o presidente da Indonésia, Prabowo Subianto, seja recebido em Brasília. Entre os temas a serem tratados, está a morte da brasileira Juliana Marins, que faleceu após cair durante uma caminhada no vulcão Rinjani; seu corpo foi encontrado quatro dias depois e a família relata demora no socorro.
Sobre o Brics
O grupo Brics é composto por onze nações em desenvolvimento: África do Sul, Arábia Saudita, Brasil, China, Egito, Emirados Árabes Unidos, Etiópia, Indonésia, Índia, Irã e Rússia.
Esse bloco busca fortalecer o papel do Sul Global, promover o crescimento econômico dos seus membros, colaborar na política e segurança, entre outras metas. Em 2025, o Brasil ocupa a presidência do Brics.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login