Notícias Recentes
Lula valoriza contribuição de Humberto Costa na criação da fábrica de hemoderivados

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que tem enfatizado a importância da reeleição do senador Humberto Costa (PT), aproveitou a inauguração da fábrica de hemoderivados para reconhecer o papel fundamental do então ministro da Saúde na realização desse projeto.
“Com certeza não estaríamos aqui hoje se Humberto não tivesse sido o ministro da Saúde. Eu dei a autorização, mas a ideia partiu dele”, destacou Lula no início do seu discurso nesta sexta-feira, na Hemobras, em Goiana, Mata Norte de Pernambuco. O presidente então convidou o senador a se levantar para compartilhar a trajetória que consolidou a fábrica como a maior da América Latina.
Humberto Costa, que foi ministro da Saúde entre 2003 e 2005 antes de disputar o governo de Pernambuco, recordou que houve grande competição para sediar a fábrica.
“Concorríamos com o Instituto Butantan, em São Paulo, e com grupos de Minas Gerais. Mas defendíamos que Pernambuco, além de possuir uma tradição consolidada no setor e técnicos qualificados, tinha capacidade para realizar esse investimento”, disse ele, mencionando ainda que negociou com o então governador Jarbas Vasconcelos para garantir o suporte necessário ao projeto.
A unidade recebeu um aporte de aproximadamente R$ 1,9 bilhão e terá como função produzir medicamentos derivados do plasma humano, coletado por meio de doações voluntárias em todo o Brasil.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login