Destaque
Lula viajará a Roma para encontro internacional contra a fome

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva estará presente no dia 13 de outubro no Fórum Mundial da Alimentação, realizado em Roma, Itália. Esse encontro é promovido pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO).
Segundo o Itamaraty, Lula abrirá o evento e depois participará da reunião presencial do Conselho de Campeões da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza.
O convite para a participação de Lula veio do diretor-geral da FAO, Qu Dongyu, em julho, ocasião em que o presidente brasileiro foi comunicado por telefone de que o Brasil havia saído do Mapa da Fome.
De acordo com Saulo Arantes Ceolin, diretor de Projetos de Segurança Alimentar, está marcado um encontro bilateral entre Lula e Qu Dongyu em Roma. Outros possíveis encontros bilaterais ainda estão sendo avaliados pela equipe presidencial.
Aliança contra a fome
Em Roma, Lula também participará da abertura do espaço para os mecanismos de apoio da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, antes de retornar ao Brasil no mesmo dia.
Ceolin mencionou que a Aliança está próxima de alcançar 200 membros, incluindo países, agências, programas, instituições universitárias e bancos de desenvolvimento responsáveis por financiar seus projetos e iniciativas.
Atualmente, existem 13 pedidos de novos membros no grupo, sendo sete da África, dois da América Latina e Caribe, três do sudeste asiático e um do Oriente Médio. Pelo menos seis desses países têm seus planos em fase final de aprovação.
Dentre esses países estão Etiópia, Haiti, Quênia, Palestina, Ruanda e Zâmbia, com projetos focados em alimentação escolar, transferência de renda, nutrição materna e infantil e suporte à agricultura familiar. Espera-se a aprovação de três a quatro desses planos.
Expectativas para a COP30
Ceolin informou que o governo brasileiro espera aprovar uma declaração na COP30, em Belém, que trata do combate à fome, redução da pobreza e ações relacionadas ao clima.
Esse documento, lançado pelo Brasil durante sua presidência do G20, está sendo finalizado pela missão brasileira em Nova York, e será submetido para aprovação de todos os países.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login