Mundo
Lutnick confirma 1º de agosto como prazo final para tarifas, mas negociações ainda são possíveis

O secretário do Comércio dos EUA, Howard Lutnick, declarou que o dia 1º de agosto é a data limite para a aplicação das tarifas americanas, entretanto, os países ainda poderão continuar as negociações depois dessa data, conforme entrevista concedida à CBS neste domingo, 20.
“Em 1º de agosto, as novas tarifas entram em vigor. Mesmo após essa data, os países podem continuar as conversas conosco, mas a cobrança das tarifas começará em 1º de agosto”, explicou, justificando que as tarifas ajudarão a reduzir o déficit dos Estados Unidos e fortalecer a economia nacional. “Estamos protegendo os interesses dos Estados Unidos”.
O secretário Lutnick demonstrou otimismo em relação a um acordo com a União Europeia (UE), e mencionou que países menores, como os da América Latina, Caribe e África, serão taxados com uma tarifa base de 10%, enquanto economias mais robustas ou irão se abrir para negociação ou pagarão uma tarifa justa por não adotarem práticas de abertura comercial justas.
Além disso, Lutnick afirmou que o presidente dos EUA, Donald Trump, certamente buscará uma renegociação do Acordo Estados Unidos-México-Canadá (USMCA). “Faz todo sentido para o presidente revisar o acordo. Ele prefere que os carros sejam produzidos em Michigan e Ohio ao invés do Canadá ou México, valorizando os trabalhadores americanos”, destacou.
Lutnick também criticou a política do presidente do Federal Reserve (Fed), Jerome Powell, afirmando que as altas taxas de juros que ele mantém geram um custo de cerca de 700 bilhões de dólares por ano para os Estados Unidos.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login