Mundo
Machado vê Nobel como incentivo para liberdade

María Corina Machado, líder da oposição na Venezuela e vencedora do Prêmio Nobel da Paz nesta sexta-feira (10), declarou que a premiação representa um incentivo fundamental para alcançar a liberdade. Ela ressaltou que agora conta mais do que nunca com o apoio do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que enviou navios militares para a região do Caribe.
“Este grande reconhecimento à luta do povo venezuelano nos dá força para continuar nossa missão de conquistar a liberdade. Estamos perto da vitória e, hoje, temos o apoio do presidente Trump”, afirmou Machado em uma mensagem na rede social X. “A Venezuela será livre!”, completou.
Em setembro, a oposição apoiou o envio das embarcações americanas ao sul do Caribe, próximo à Venezuela, uma ação que o presidente Nicolás Maduro interpretou como uma ameaça.
O Comitê Norueguês do Nobel concedeu o prêmio a Machado em reconhecimento à sua defesa persistente da democracia contra o governo severo de Maduro.
“Estou muito surpresa!”, disse Machado ao jornalista Edmundo González Urrutia em uma chamada gravada em vídeo. Ela não acreditava na notícia.
González Urrutia, que concorreu à presidência após a desqualificação de Machado, celebrou a premiação recebida por ela.
Diversos líderes da oposição venezuelana, como o candidato duas vezes à presidência Henrique Capriles, parabenizaram a líder. Capriles expressou a esperança de que esse reconhecimento sirva como um estímulo para trazer paz ao país e superar os anos de sofrimento, além de restaurar a liberdade e a democracia pelas quais eles têm batalhado tanto tempo.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login