Economia
Macron alerta que acordo UE-Mercosul não pode ser fechado e pede ‘freio de emergência’
Emmanuel Macron, presidente da França, declarou que o acordo entre a União Europeia (UE) e o Mercosul não deve ser fechado neste momento, solicitando a implementação de um ‘freio de emergência’ para esse pacto. Ele compartilhou esses pontos ao chegar para a reunião do Conselho Europeu na quinta-feira.
O presidente já havia demonstrado oposição ao acordo e agora propõe adiar a assinatura do documento entre as partes envolvidas.
Ele explicou que a Comissão Europeia fez uma proposta inicial, e o Parlamento aprimorou as medidas de proteção para o Mercosul, mas ainda é necessário incluir cláusulas de reciprocidade e de equilíbrio no acordo comercial. Atualmente, a Europa não está preparada para avançar com este pacto.
Macron enfatizou a importância da coerência europeia, especialmente na proteção da agricultura e dos agricultores do continente.
Segundo ele, não é aceitável comprometer a coerência, a produção agrícola, a alimentação e a segurança alimentar dos cidadãos europeus por um acordo que ainda não está completamente definido. Muitos setores que já enfrentam dificuldades seriam sacrificados caso o pacto seja implementado.
O presidente francês destacou que é crucial que o Conselho Europeu demonstre a capacidade do bloco em proteger seu território, população, segurança, economia e setor agrícola.
Sobre o conflito Rússia-Ucrânia
Macron também comentou o conflito entre a Rússia e a Ucrânia, afirmando que o principal objetivo é tentar conter as ações militares de Moscou. Além disso, ele mencionou que os europeus desejam apoiar financeiramente e com resistência o povo ucraniano.
Durante a cúpula, será discutida uma posição conjunta para financiar as necessidades de guerra da Ucrânia.


Você precisa estar logado para postar um comentário Login