Mundo
Macron alerta sobre Putin: ‘um predador perto da Europa’
O presidente francês, Emmanuel Macron, alertou nesta terça-feira (19) os aliados europeus para que não confiem no presidente russo, Vladimir Putin, a quem descreveu como um ‘predador’ e um ‘ogro às nossas portas’, além de uma força que desestabiliza a região.
As declarações de Macron vieram após uma reunião em Washington entre o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, seu homólogo ucraniano, Volodimir Zelensky, e diversos líderes europeus, onde foi debatida a possível realização de um encontro entre Putin e Zelensky.
‘Putin raramente cumpriu seus acordos’, afirmou Macron em entrevista ao canal LCI. ‘Ele tem sido uma constante fonte de instabilidade. Busca redefinir fronteiras para ampliar seu poder.’
O presidente francês considera que a Rússia ‘não retornará à paz e a um sistema democrático aberto de forma instantânea’.
‘Para a sua própria continuidade, ele precisa continuar se alimentando dessa dinâmica. Por isso, é um predador, um ogro próximo da Europa’, declarou Macron.
‘Não afirmo que a França será atacada imediatamente, mas representa uma ameaça para os europeus. Não devemos ser ingênuos’, completou o presidente.
Em entrevista ao canal americano NBC News, Macron também expressou que não compartilha do otimismo de Trump quanto à possibilidade de um acordo de paz.
‘Analisando a situação e os fatos, não vejo o presidente Putin disposto à paz neste momento, ainda que eu possa estar sendo pessimista’, declarou.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login