Conecte Conosco

Mundo

Macron confirma recuperação das joias do Louvre

Publicado

em

O presidente da França, Emmanuel Macron, reafirmou na sexta-feira (8), durante sua visita ao México, que as joias históricas furtadas do Louvre serão recuperadas e assegurou uma revisão da segurança no museu parisiense.

“Estamos começando a capturar parte da quadrilha responsável pelo furto. As joias serão recuperadas, os envolvidos presos e julgados”, afirmou o chefe de Estado à emissora Televisa durante sua passagem pela Cidade do México, uma etapa de sua viagem pela América Latina.

“O incidente, que teve repercussão mundial, é uma chance para sairmos ainda mais fortalecidos”, acrescentou Macron.

Em 19 de outubro, criminosos invadiram o museu e roubaram, em poucos minutos, joias avaliadas em 88 milhões de euros (542 milhões de reais). Até o momento as peças continuam desaparecidas e quatro suspeitos foram indiciados e detidos.

Dentre as oito peças de valor patrimonial inestimável, segundo as autoridades, está a tiara da imperatriz Eugênia, esposa de Napoleão III, que contém quase 2.000 diamantes.

O Tribunal de Contas da França criticou recentemente a gestão do museu nos últimos anos, afirmando que a segurança foi negligenciada em favor de estratégias para aumentar o número de visitantes.

Macron garantiu que a segurança do Louvre será completamente reformulada, mencionando o ambicioso plano de renovação do museu anunciado em janeiro, que inclui uma nova entrada e uma sala dedicada exclusivamente à obra Mona Lisa, de Leonardo da Vinci.

Na sexta-feira (7), a administração do museu mais visitado do mundo comunicou a implementação de “medidas urgentes”, como a criação de um cargo de “coordenador de segurança” e a instalação de câmeras adicionais para reforçar a proteção das obras.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados