Mundo
Macron critica ameaças tarifárias dos EUA
O presidente da França, Emmanuel Macron, afirmou neste sábado (17) que as ameaças de tarifas impostas pelos Estados Unidos são inaceitáveis. Esta declaração foi uma resposta à decisão do presidente dos EUA, Donald Trump, de aplicar tarifas a oito países europeus, incluindo a França, caso esses países não apoiem sua intenção de anexar a Groenlândia, um território autônomo da Dinamarca. Macron ressaltou que os países europeus agirão de forma conjunta.
“A França defende a soberania e a independência das nações, tanto na Europa quanto em outras regiões”, disse Macron em sua publicação na rede social X. “Ameaças tarifárias não são aceitáveis e não cabem nessa situação. A Europa responderá de maneira unificada e coordenada se essas medidas forem mantidas. Vamos assegurar o respeito à soberania europeia”, enfatizou.
Segundo o presidente francês, a participação da França em um exercício organizado pela Dinamarca na Groenlândia reflete os princípios de soberania e independência nacional, além do compromisso com as Nações Unidas e sua Carta. Militares de diversos países europeus — entre eles França, Alemanha, Reino Unido, Noruega e Suécia — chegaram recentemente à Groenlândia para demonstrar apoio à Dinamarca e se posicionar contra as possíveis ações de anexação de Trump.
“Estamos firmes nesta decisão, pois a segurança no Ártico e nas áreas mais isoladas da Europa está em jogo”, declarou Macron. “Não seremos intimidados ou influenciados por ameaças, seja na Ucrânia, na Groenlândia ou em qualquer outra parte do mundo diante de situações como esta”, concluiu.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login