Mundo
Macron defende multilateralismo para paz na Ucrânia em conversa com Lula
O presidente da França, Emmanuel Macron, confirmou ter conversado por telefone com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva nesta quarta-feira, dia 20. Macron destacou a importância de fortalecer o multilateralismo para garantir uma paz estável e duradoura na Ucrânia, assegurando garantias seguras para toda a Europa.
Sobre a COP30, que ocorrerá em Belém no final do ano, Macron mencionou que, junto com Lula, avaliou os principais desafios globais, especialmente as questões ambientais e o combate à pobreza. Em sua publicação na plataforma X, o presidente francês não comentou as recentes controvérsias a respeito da organização do evento.
A Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) informou que ambos os líderes concordaram em firmar o acordo comercial entre Mercosul e União Europeia (UE) ainda neste semestre.
Macron declarou que está disposto a um acordo UE-Mercosul ambicioso, desde que proteja os interesses da agricultura francesa e europeia e favoreça as economias dos dois lados.
Além disso, Macron comentou que discutiu com o presidente brasileiro questões econômicas como tarifas e cooperação bilateral nos setores de defesa e transportes. Os dois concordaram em aprofundar ainda mais a relação entre os países.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login