Mundo
Macron desafia Trump a acabar com guerra em Gaza para Nobel da Paz

O presidente francês, Emmanuel Macron, desafiou nesta terça-feira (23) Donald Trump a pôr fim ao conflito em Gaza se deseja conquistar o Prêmio Nobel da Paz.
“Há alguém que pode agir, e esse é o presidente dos Estados Unidos”, declarou o chefe de Estado francês em entrevista à emissora francesa BFMTV em Nova York, após reconhecer um Estado da Palestina.
Trump precisa “pressionar o governo de Israel”, pois são os Estados Unidos que fornecem as armas usadas na guerra em Gaza, diferente da França.
“Vejo um presidente americano comprometido, que reafirmou esta manhã na tribuna das Nações Unidas: ‘Quero a paz. Resolvi sete conflitos’. Ele quer o Prêmio Nobel da Paz. Esse prêmio só será possível se ele conseguir acabar com este conflito”, afirmou Emmanuel Macron.
Após a declaração, os dois líderes tiveram uma reunião.
Em resposta às palavras do presidente francês, o magnata republicano inicialmente disse que o Nobel “é Gaza, é Rússia, é um pouco de tudo”.
Mencionou também que Macron o ajudou a resolver os sete conflitos que ele mencionou ter encerrado, enquanto lamentava a falta de apoio internacional durante a Assembleia Geral da ONU.
Sobre o conflito em Gaza, Donald Trump afirmou: “Queremos encerrar esta situação” e espera uma “solução muito breve”.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login