Conecte Conosco

Economia

Macron quer UE unida para desafiar o dólar e critica acordo com Mercosul

Publicado

em

O presidente Emmanuel Macron declarou que as ameaças comerciais e intimidações vindas dos Estados Unidos continuam, e destacou a necessidade de união da União Europeia para enfrentar a supremacia do dólar. Ele também criticou o acordo de livre-comércio com o Mercosul, qualificando-o como um acordo ruim, antigo e mal conduzido.

Durante uma entrevista no Palácio do Eliseu a jornalistas internacionais, Macron explicou que pretende propor na próxima reunião dos líderes da UE uma maior cooperação financeira, visando permitir ao bloco investir significativamente e desafiar a moeda americana.

Segundo o presidente francês, o dólar americano vem perdendo confiança globalmente, e a Europa deve oferecer uma alternativa por meio da dívida conjunta europeia, destacando ainda que as instituições democráticas europeias são um diferencial perante o afastamento dos EUA do Estado de Direito.

Macron ressaltou também a necessidade da UE ser resiliente diante dos desafios dos Estados Unidos e da China, descrevendo-os como uma crise profunda para a Europa. Ele criticou a postura dócil de alguns líderes europeus em relação às tarifas americanas, alertando que as ameaças continuarão e que a Europa não deve ceder a agressões comerciais.

Para ele, o acordo com o Mercosul, embora tenha uma boa intenção geopolítica e estratégica, está desatualizado e precisa de cláusulas que garantam condições justas para os produtores europeus, incluindo regras que respeitem o clima e salvaguardas comerciais. O acordo, na visão de Macron, foi mal negociado e precisa de revisão para evitar a desindustrialização da Europa.

Ele defende a proteção da indústria europeia com uma preferência em setores estratégicos como tecnologias limpas, química, aço, automotivo e defesa, sem recorrer ao protecionismo, para garantir a competitividade da UE no mercado global.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados