Mundo
Macron solicita à Europa que pressione mais a frota fantasma russa

O presidente francês, Emmanuel Macron, solicitou nesta quinta-feira (2) que os países europeus intensifiquem as medidas contra a chamada frota fantasma russa, após a França ter apreendido um petroleiro utilizado por Moscou para evitar as sanções aplicadas pelo Ocidente.
No sábado, a França confiscou o petroleiro Boracay, que navegava sob bandeira do Benim e esteve ancorado perto da costa da Dinamarca no mês passado, período em que ocorreram os misteriosos voos de drones atribuídos à Rússia pelas autoridades locais.
Macron destacou a importância de aumentar a pressão sobre essa frota, afirmando que isso reduzirá significativamente a capacidade financeira da Rússia para sustentar o conflito na Ucrânia, antes de participar de uma reunião europeia em Copenhague.
O promotor Stéphane Kellenberger iniciou uma apuração após a Marinha relatar irregularidades quanto à nacionalidade da embarcação e a recusa em obedecer autoridades.
De acordo com o portal The Maritime Executive, o navio estava implicado nos voos de drones que perturbavam o tráfego aéreo dinamarquês em setembro.
A União Europeia já havia colocado esse petroleiro em sua lista de embarcações sancionadas.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login