Conecte Conosco

Mundo

Macron vota contra acordo entre União Europeia e Mercosul

Publicado

em

O presidente francês Emmanuel Macron anunciou em suas redes sociais nesta quinta-feira (8) que se posicionará contra a ratificação do pacto comercial entre a União Europeia e o Mercosul.

“A França optou por rejeitar a assinatura do acordo entre a União Europeia e os países do Mercosul”, afirmou Macron. Ele destacou: “Embora apoie o comércio global, o acordo EU-Mercosul está desatualizado, pois foi negociado com base em termos antigos [mandato de 1999]. Apesar da necessidade de diversificação comercial, os ganhos econômicos desse acordo serão limitados para o desenvolvimento da França e da Europa”.

O governo francês enfrenta forte pressão, especialmente por parte dos agricultores locais, que são contrários à parceria com o bloco sul-americano por receio da concorrência.

Macron levará sua decisão para ser discutida na reunião do Conselho da União Europeia, agendada para sexta-feira (9) em Bruxelas.

Além da França, países como Irlanda, Polônia e Hungria também se posicionam contra o acordo. Alemanha e Espanha manifestam apoio à assinatura, enquanto a Itália ainda não definiu, embora mostre inclinação favorável.

Espera-se que a assinatura do pacto possa ocorrer na próxima semana.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados