Mundo
Maduro acusa EUA de criar conflito militar
O presidente venezuelano, Nicolás Maduro, afirmou nesta sexta-feira (24) que os Estados Unidos estão fabricando um conflito com a Venezuela, diante de um movimento militar americano no Caribe, que agora inclui um porta-aviões.
Os Estados Unidos enviaram navios de guerra, aviões de combate e soldados para realizar operações contra o tráfico de drogas na região, embora a Venezuela alegue que o verdadeiro objetivo seja derrubar Maduro.
Desde 2 de setembro, foram atingidas 10 embarcações suspeitas de envolvimento com o tráfico de drogas, resultando em pelo menos 43 mortes.
Maduro declarou em uma transmissão obrigatória de rádio e televisão: “Estão fabricando uma nova guerra interminável, prometeram jamais se envolver em guerras e agora criam um conflito que nós buscaremos evitar”.
Ele continuou: “Os Estados Unidos criam uma narrativa falsa, vulgar, criminosa e já desmentida. A Venezuela é livre da produção de folha de coca e cocaína, e vamos alcançar total controle do mínimo 5% do tráfico de drogas que vem da Colômbia”.
Mais cedo, Washington anunciou a inclusão do porta-aviões USS Gerald R. Ford em sua operação no Caribe.
O presidente americano, Donald Trump, afirmou que considera a possibilidade de ataques em solo venezuelano.
O ministro da Defesa venezuelano, Vladimir Padrino López, declarou que o avanço militar dos Estados Unidos representa um risco bélico no Caribe contra a Venezuela, a região, a América Latina e o Caribe.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login