Mundo
Maduro é líder de cartel de drogas, não presidente, afirma secretário americano

O Secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, acusou o líder venezuelano, Nicolás Maduro, de comandar o Cartel de Los Soles, uma organização vinculada ao tráfico de entorpecentes.
Rubio declarou no X (anteriormente Twitter) neste domingo, 27, que Maduro não é o presidente legítimo da Venezuela nem seu governo é reconhecido como tal.
Essa declaração ocorre em meio às notícias sobre o retorno da empresa petrolífera Chevron à Venezuela. No começo deste ano, a administração Trump cancelou a licença que autorizava a companhia a extrair petróleo no país.
No entanto, Washington está agora considerando permitir que a Chevron volte a operar no país, conforme fontes da Dow Jones Newswires indicam.
Os detalhes do novo acordo ainda não foram divulgados, mas Trump e Rubio discutem o assunto paralelamente à troca de prisioneiros que libertou dez cidadãos americanos detidos pelo governo de Maduro.
O Cartel de Los Soles foi classificado como grupo terrorista pelo governo Trump, e Maduro foi identificado como seu principal dirigente.
Além disso, o líder venezuelano é acusado de tentar enviar drogas para os Estados Unidos, uma questão destacada por Rubio em sua postagem.
Em fevereiro de 2020, a Organização das Nações Unidas (ONU) publicou um relatório apontando evidências de que grupos ligados ao tráfico de drogas haviam se infiltrado nas Forças Armadas Venezuelanas.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login