Conecte Conosco

Notícias Recentes

Mãe conta que gêmeos cresceram em úteros separados

Publicado

em

Dois úteros, duas placentas e duas bolsas gestacionais: foi assim que nasceram os gêmeos da técnica de radiologia Paloma Matos, de 33 anos, que reside em Atibaia, no interior de São Paulo. Ravi Lucca e Maria Eduarda chegaram ao mundo no dia 14 de abril após uma gestação rara e delicada.

Os bebês nasceram em Bragança Paulista, em um hospital equipado com UTI neonatal. Os irmãos vieram ao mundo com 36 semanas e 2 dias. O mais velho, Ravi, estava localizado abaixo da costela da mãe.

Ao revelar ao Metrópoles, Paloma contou que, ao descobrir a gravidez, fez um ultrassom que mostrou apenas um saco gestacional. Na semana seguinte, outro exame mostrou o segundo saco.

“O médico disse que talvez a gravidez não avançasse, pois não haveria espaço suficiente para os dois bebês”, comentou a radiologista.

Como trabalha na Santa Casa de Atibaia, no setor de ultrassonografia, Paloma pôde fazer o acompanhamento semanal. “Os médicos estavam atentos ao meu caso por ser algo incomum”, afirmou.

Paloma ficou preocupada que os bebês pudessem nascer com alguma complicação, já que antes de saber da gravidez ela trabalhava com raio-x, tomando radiação. Apesar disso, com exceção de Ravi ter nascido com cinco voltas do cordão umbilical no pescoço, ambos os bebês estavam saudáveis.

Mesmo com o acompanhamento médico, o parto foi complicado. Havia a intenção de filmar o nascimento para mostrar como são os dois úteros, mas por causa da emergência e de contratempos, a médica não permitiu.

Dois úteros

Paloma Matos descobriu sua condição aos 20 anos durante exames de rotina, quando tentou engravidar pela primeira vez. Na época, foi informada que teria dificuldades para gerar filhos.

A médica deu um prazo de dois anos para que ela conseguisse engravidar. Paloma então deixou a faculdade de direito e parou de usar anticoncepcionais. Após seis meses, descobriu que estava esperando o primeiro filho, Pedro Jair, que hoje tem 11 anos.

Após o nascimento do primogênito, os médicos disseram que seria difícil que ela engravidasse de novo, e ela acreditou nisso. Mas em setembro de 2024, ao se sentir mal como se estivesse com intoxicação alimentar, descobriu que estava grávida novamente, dessa vez de gêmeos, que tinham idades gestacionais diferentes em cerca de três dias.

“Foi uma surpresa quando soube que seriam gêmeos. Meu marido achou que eu estava brincando. Foram dois bebês, duas placentas e duas bolsas. Desde a gestação, eles já estavam em úteros separados”, brincou a mãe.

Embora cada um tenha sido gerado em um útero diferente, os irmãos são muito próximos atualmente. Mesmo se implicando às vezes, eles estão sempre juntos e inseparáveis.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados