Conecte Conosco

Mundo

Mãe de refém israelense ameaça processar Netanyahu se filho não voltar vivo

Publicado

em

Einav Zangauker, mãe de um refém israelense mantido na Faixa de Gaza por aproximadamente 23 meses, lançou um ultimato neste sábado (30) contra o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu. Ela avisou que, caso seu filho não retorne vivo, irá mover uma ação judicial contra ele por homicídio.

Matan Zangauker foi capturado em 7 de outubro de 2023, durante um ataque do grupo islamista Hamas no sul de Israel, episódio que iniciou o conflito atual em Gaza.

Einav Zangauker alertou que, se Netanyahu optar por invadir a Faixa de Gaza em vez de aceitar uma proposta de cessar-fogo, isso seria equivalente a condenar os reféns e soldados israelenses à morte.

A população, reunida em frente ao Ministério da Defesa, clamou pela libertação dos reféns e pelo término da guerra.

Apesar do Hamas ter aceitado uma proposta de trégua de 60 dias, que prevê a libertação dos reféns em etapas, Israel ainda não confirmou sua aceitação e mantém preparativos para uma ofensiva mais intensa na Cidade de Gaza com o objetivo de eliminar o Hamas e resgatar os reféns.

O ataque do Hamas em outubro resultou na morte de 1.219 pessoas, majoritariamente civis, e no sequestro de 251 pessoas. Atualmente, 47 reféns continuam na Faixa de Gaza, com cerca de vinte ainda vivos conforme estimativas.

A ofensiva israelense em Gaza causou a morte de 63.371 pessoas, predominantemente civis, conforme dados do Ministério da Saúde local, informações estas consideradas confiáveis pela ONU.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados