A maior e mais brilhante superlua dos últimos 68 anos já ilumina o céu de países do outro lado do mundo. Nas cidades da Austrália, Turquia e Hong Kong, onde já é noite de segunda-feira, a Lua se destaca no céu 30% mais brilhante e 14% maior do que em uma fase cheia do satélite, por exemplo.
O evento ocorre quando o perigeu lunar – ponto da órbita em que o satélite está mais perto da Terra – coincide com a fase cheia da Lua. No Brasil, os observadores podem começar a olhar para o céu entre 19h30 e 21h30 da noite.
A Lua estará mais próxima da Terra do que esteve em quase 70 anos. A distância média normal entre nosso planeta e o satélite é de 384.000 quilômetros. Na última superlua, em 16 de outubro deste ano, a separação chegou a 357.859 quilômetros e, nesta segunda-feira, estará em 356.511.
Clima
De acordo com nota oficial no site do Climatempo, a previsão do tempo no anoitecer do dia 14 mostra que pode chover na região Sul, Norte e Centro-Oeste do Brasil — a Lua, então, deve aparecer entre as nuvens. Em parte do Nordeste e alguns Estados do Norte, como Amapá, o satélite deve aparecer soberano no céu limpo, sem previsão de chuva para atrapalhar o evento. Já no Sudeste e no Distrito Federal, há grandes chances de chover e de o céu estar nublado.
Confira as fotos da Superlua pelo mundo:1/9Superlua é fotografada sobre a Torre de Gálata, em Istambul – 14/11/2016 (Yagiz Karahan/Reuters)
Você precisa estar logado para postar um comentário Login