Notícias Recentes
Maioria aprova condenação de Bolsonaro, indica pesquisa

Uma pesquisa divulgada pela Atlas/Bloomberg nesta quarta-feira, 17, mostra que a maioria dos eleitores brasileiros apoia a condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro e acredita que ele participou de um esquema para tentar tomar o poder de forma ilegal. No entanto, há opiniões divergentes sobre a pena imposta ao ex-presidente, que é de 27 anos e 3 meses de prisão pela Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal.
O estudo foi realizado entre os dias 10 e 14 deste mês, enquanto o julgamento de Bolsonaro estava em andamento, finalizado na quinta-feira passada, dia 11. Foram entrevistadas 7.291 pessoas por meio de seleção digital aleatória (online). A margem de erro é de 1 ponto percentual para mais ou para menos, com um nível de confiança de 95%.
Os dados indicam que 52,3% dos brasileiros concordam com a condenação, enquanto 46,6% são contra. Apenas 1,1% não souberam responder. Além disso, 49,5% dos entrevistados consideram que o julgamento foi totalmente justo, enquanto 33,1% acham que as decisões foram totalmente parciais.
Existem ainda 6,6% que acreditam que o julgamento foi menos justo do que deveria e 10,7% que não souberam opinar.
Para 52,9% dos brasileiros, Bolsonaro não está sofrendo perseguição, mas 46,9% pensam o contrário.
A pesquisa também abordou opiniões sobre a pena aplicada ao ex-presidente: 46% acham que a punição é maior do que deveria, 34% acreditam que é menor, 14,9% consideram adequada, e 5,1% não souberam responder.
Quando questionados se Bolsonaro esteve envolvido em um plano para tomar o poder de maneira ilegal, 53,4% afirmaram que sim, enquanto 42,1% disseram que não. Em junho, 48,4% acreditavam que sim e 48,3% que não.
Quanto ao impacto do julgamento na política do Brasil, 47,6% veem como algo positivo, 41,1% consideram negativo, 6,5% não percebem impacto algum e 4,8% não souberam responder.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login