Mundo
Maioria teme nova ação militar dos EUA no Brasil
Pesquisa realizada pelo instituto Genial/Quaest, divulgada na quinta-feira, 15, indica que 58% dos participantes estão preocupados com a possibilidade dos Estados Unidos repetirem no Brasil uma ação militar semelhante à que expulsou o ditador Nicólas Maduro da Venezuela. Por outro lado, 40% não demonstram medo de uma intervenção no território brasileiro, e 2% estão indecisos ou não responderam.
O levantamento revela que 46% aprovam a operação americana realizada no dia 3, que prendeu Maduro e sua esposa, Cília Flores, por acusações de narcoterrorismo nos EUA. Em contraste, 39% desaprovam, e 15% não souberam ou não quiseram opinar.
Metade dos entrevistados considera justificável invadir um país para capturar um ditador, enquanto 41% discordam, e 9% não têm opinião formada.
Quanto aos motivos da ação autorizada pelo presidente norte-americano, Donald Trump, 31% acreditam que o foco era combater o narcotráfico, 23% pensam que o objetivo era restaurar a democracia na Venezuela, 21% dizem que foi para controlar o petróleo venezuelano e 4% veem como tentativa de diminuir a influência chinesa no país sul-americano.
A maioria, 66%, defende que o Brasil mantenha neutralidade diante da crise venezuelana. Apenas 18% apoiam a intervenção militar dos EUA, 10% concordam com a oposição adotada pelo governo brasileiro, e 6% não souberam responder.
Sobre a postura do ex-presidente Lula que criticou a ação militar americana, 51% acreditam que ele errou, 37% concordam com sua posição, e 12% não opinaram.
O impacto da operação na eleição presidencial de outubro também foi avaliado: 71% dos ouvidos afirmam que a postura de Lula não influencia seu voto, 17% dizem que o posicionamento do petista os leva a apoiar a oposição, e 5% não responderam.
A pesquisa ouviu presencialmente 2.004 brasileiros em 120 municípios entre os dias 8 e 11 de janeiro, com margem de erro de dois pontos percentuais e índice de confiança de 95%. Está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-00835/2026.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login