Notícias Recentes
Mais da metade acredita que Bolsonaro participou de plano para golpe

Subiu um pouco o número de brasileiros que acham que Jair Bolsonaro, ex-presidente, teve papel na tentativa de golpe contra o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Na última sondagem Genial/Quaest, feita em março de 2025, 49% acreditavam na participação de Bolsonaro, enquanto 35% discordavam. Na pesquisa mais recente, de agosto, divulgada nesta segunda-feira, dia 25, 52% acreditam que o ex-presidente esteve envolvido no plano golpista, e 36% negam essa ligação.
Em março, 15% não souberam ou não responderam, e 1% afirmou que nem houve tentativa de golpe. Agora, em agosto, 10% não opinaram e 2% disseram que não houve tentativa.
A região Nordeste é onde mais pessoas acreditam na participação de Bolsonaro na tentativa de golpe: 62% têm essa visão, enquanto 26% não veem envolvimento. No Sul, o grupo que nega a participação do ex-presidente é maior, com 46% contra 43% que acreditam que houve envolvimento. No Sudeste, 52% acham que Bolsonaro participou e 36% não. No Centro-Oeste/Norte, 47% dizem que houve participação e 40% discordam.
Por religião, os evangélicos são destaque: 54% acreditam que Bolsonaro não participou do golpe, enquanto 34% acham que sim. Há ainda 9% que não responderam, e 3% que negam que houve a tentativa de golpe. Entre os católicos, 59% acreditam na participação e 30% discordam; 9% não opinaram e 2% negam a tentativa.
O levantamento também revelou que 86% dos brasileiros sabem que o ex-presidente virou réu em processo que o acusa de planejar um golpe após perder as eleições de 2022.
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Cristiano Zanin, que preside a Primeira Turma da Corte, marcou sessões extraordinárias para julgar Bolsonaro e outros envolvidos no caso da tentativa de golpe de 2022. O julgamento ocorrerá nos dias 2, 3, 9, 10 e 12 de setembro.
A pesquisa Genial/Quaest foi feita de 13 a 17 de agosto com 2.004 entrevistas presenciais. A margem de erro é de dois pontos percentuais e o nível de confiança de 95%.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login