Conecte Conosco

Notícias Recentes

Mais da metade apoia prisão domiciliar de Bolsonaro, revela Datafolha

Publicado

em

Uma pesquisa realizada pelo Datafolha e divulgada nesta quinta-feira, 14, mostrou que 51% dos brasileiros são favoráveis à prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), decisão esta tomada pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), em 4 de agosto. Por outro lado, 42% das pessoas ouvidas não concordam com essa medida.

Os que aprovam a sentença acreditam que o ex-presidente desrespeitou a determinação judicial ao participar de uma chamada de vídeo durante uma manifestação em sua defesa, na qual houve ataques ao STF, e que foi transmitida por vários apoiadores.

Além disso, a pesquisa indica que 53% dos entrevistados consideram que o ministro Alexandre de Moraes está agindo conforme as leis e a Constituição do Brasil no julgamento envolvendo Bolsonaro. Por outro lado, 39% acham que a punição tem motivações políticas e que o ex-presidente está sendo tratado de forma injusta pelo magistrado.

Quando questionados sobre o tratamento dado pelo Supremo ao ex-presidente, 43% acreditam que ele é tratado de maneira mais severa do que outros políticos. Em contrapartida, 37% acham que o tratamento é igual, 13% que é mais favorável e 7% preferiram não opinar.

O levantamento também destaca que 87% da população está ciente da prisão domiciliar, sendo que 30% estão muito bem informados sobre o assunto, 42% possuem um entendimento intermediário, e 15% estão pouco informados.

Entre os grupos etários, a aprovação da prisão domiciliar é maior entre os jovens de 16 a 24 anos (60%), enquanto que na região Sul do país há maior rejeição, com 51% contrários à medida.

No momento, Bolsonaro aguarda o julgamento referente à acusação de tentar um golpe de Estado para permanecer no poder após sua derrota nas eleições de 2022 para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Foram entrevistadas 2.002 pessoas com idade a partir de 16 anos, em 113 municípios, entre os dias 12 e 13 de agosto. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados