Notícias Recentes
Mais da metade da população não confia no STF, revela pesquisa

Segundo uma pesquisa divulgada nesta quinta-feira (14) pela Atlas/Bloomberg, 51% dos participantes disseram desconfiar do Supremo Tribunal Federal (STF), enquanto 49% demonstraram confiança na instituição.
O levantamento indica que a desconfiança no STF aumentou 4 pontos percentuais desde fevereiro, quando era de 47%. A taxa de confiança permaneceu estável.
Mais exatamente, 51,3% dos entrevistados afirmaram não confiar no trabalho e nos ministros do STF, enquanto 48,5% confiaram, e 0,2% não souberam responder. A desconfiança subiu 4,3 pontos percentuais de fevereiro a agosto, com a confiança caindo ligeiramente em 0,5 ponto.
A pesquisa também aponta que a confiança é menor entre pessoas com renda familiar entre R$ 2 mil e R$ 3 mil, onde 43,2% confiam e 56,6% não confiam no tribunal.
Sobre critérios específicos, 51% consideram a atuação do STF como péssima em imparcialidade diante de rivais políticos. Outros 50% avaliam negativamente o respeito do tribunal ao Poder Legislativo e o combate à corrupção.
A defesa da democracia é apontada como um ponto positivo, sendo avaliada como ótima por 45%, mas também péssima por 49%. A maioria dos entrevistados (51,1%) acredita que a maioria dos ministros do STF não é nem competente nem imparcial. Entretanto, 47,9% pensam o contrário, vendo os membros da Corte como competentes e imparciais nos julgamentos atuais.
Foram ouvidas 2.447 pessoas entre 3 e 6 de agosto, através de recrutamento digital aleatório. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais, com um nível de confiança de 95%.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login