Mundo
Mais de 100 presos no Kosovo por fraude eleitoral
A Promotoria do Kosovo anunciou nesta sexta-feira (23) a prisão de mais de 100 indivíduos acusados de manipular os resultados das eleições legislativas ocorridas em 28 de dezembro.
Uma recontagem completa e uma investigação foram iniciadas após identificar irregularidades na apuração dos votos.
“Estamos diante de um esquema organizado com a intenção clara de modificar os resultados e a vontade dos eleitores”, afirmou à imprensa o procurador de Prizren, Petrit Kryeziu.
Foram detidos 109 agentes eleitorais sob acusações de fraude eleitoral, intimidação e suborno, que teriam influenciado cerca de 70 mil votos.
Segundo os resultados iniciais, o partido Vetëvendosje (VV), liderado pelo primeiro-ministro em fim de mandato, Albin Kurti, teria obtido mais de 51% dos votos.
Entretanto, a Comissão Eleitoral Central mandou realizar uma recontagem total devido a problemas identificados na contagem dos votos, conforme declarado pelo presidente da comissão, Kreshnik Radoniqi.
A recontagem confirmou que os totais por partido mantiveram-se semelhantes à contagem inicial, embora tenham sido encontradas diferenças nos números atribuídos a cada candidato individualmente.
As eleições de 28 de dezembro foram convocadas após um impasse político que durou mais de dez meses. O partido VV, vencedor nas eleições anteriores em fevereiro de 2025, não conseguiu formar governo por falta de maioria no parlamento e, assim, novas eleições foram convocadas.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login