Mundo
Mais de 40 mortos em ataque a igreja na RDC

Mais de 40 pessoas perderam a vida no domingo durante um ataque contra uma igreja localizada no nordeste da República Democrática do Congo, atribuído a grupos rebeldes, conforme informe de uma missão de paz da ONU e do Exército local.
Os agressores pertencem às Forças Democráticas Aliadas, uma facção majoritariamente muçulmana que declarou apoio ao grupo jihadista Estado Islâmico (EI) em 2019, afirmou um porta-voz militar da região de Ituri.
O ataque ocorreu em uma igreja católica no município de Komanda, onde fiéis estavam reunidos para rezar. O incidente resultou na morte de 43 pessoas, incluindo nove crianças, conforme divulgado pela missão de paz da ONU neste vasto país situado no centro da África.
O Exército congolês condenou o “massacre em grande escala”, relatando que cerca de 40 civis foram mortos com facões e outros ficaram gravemente feridos.
Este ataque interrompe meses de relativa tranquilidade nesta área fronteiriça com Uganda, onde forças militares dos dois países têm realizado operações conjuntas desde o final de 2021 para combater as Forças Democráticas Aliadas.
Apesar dessas ações, esse grupo rebelde, composto principalmente por membros de Uganda, tem causado milhares de mortes civis e aumentado seus ataques violentos e saques na região nordeste da República Democrática do Congo.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login