Conecte Conosco

Economia

Mais de 70% dos brasileiros vão passar férias no país; veja as cidades favoritas no Airbnb

Publicado

em

Com o dólar em alta, a maioria dos turistas brasileiros pretende passar o recesso escolar de meio de ano em destinos nacionais. Pesquisa inédita do Airbnb, em parceria com a consultoria MindMiners, indica que 73% dos entrevistados planejam viajar pelo Brasil em julho.

Dentre esses, 45% desejam conhecer estados diferentes, enquanto 28% optam por cidades próximas à sua residência.

Os lugares preferidos são Rio de Janeiro, Gramado e São Paulo. A busca por ofertas tem sido o principal motivador: 41% consideram o preço como fator decisivo, seguido por conforto (37%) e localização (30%). Em relação ao pagamento, 59% usam cartão de crédito e 52% utilizam Pix.

Destinos mais procurados

  • Rio de Janeiro (RJ)
  • Gramado (RS)
  • São Paulo (SP)
  • Porto Seguro (BA)
  • Fortaleza (CE)
  • Caldas Novas (GO)
  • João Pessoa (PB)
  • Ipojuca (PE)
  • Campos do Jordão (SP)
  • Olímpia (SP)

Fiamma Zarife, diretora-geral do Airbnb para a América do Sul, ressalta que o custo é um elemento crucial na escolha das viagens. Esse período de férias é fundamental para o turismo nacional, permitindo que famílias aproveitem o descanso escolar.

Segundo ela, a plataforma registra procura por destinos tanto de clima quente, como Rio de Janeiro, Porto Seguro e Fortaleza, quanto de clima frio, como Gramado e Campos do Jordão. A preferência foi dividida entre 26% para locais de inverno e 24% para locais quentes.

Além da variedade de opções para diferentes perfis, a facilidade de viagens de carro contribui para o aumento da escolha por destinos nacionais, especialmente entre famílias e grupos maiores.

Viagens de carro em destaque

Para evitar o alto custo das passagens aéreas, famílias tendem a viajar para locais mais distantes: 26% daqueles com filhos escolhem destinos a mais de 1000 km da residência. Cerca de 63% dos entrevistados com crianças pretendem gastar até R$ 3 mil, enquanto 56% dos que não têm filhos planejam despesas inferiores a esse valor.

A duração das viagens em família geralmente varia entre 6 e 15 dias. As motivações principais para as férias de meio de ano são descanso (54%), conhecer novos lugares (39%) e fugir da rotina (39%).

A pesquisa ocorreu entre os dias 16 e 23 de maio de 2025, com um universo de 1.501 pessoas consultadas.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados