Notícias Recentes
Major dá voz de prisão a agente do Detran que trabalhava armado no DF
Um major aposentado do Corpo de Bombeiros deu voz de prisão a um agente de Detran que estava armado enquanto ajudava a controlar o trânsito na entrada de Águas Claras, região administrativa do Distrito Federal, na noite desta segunda-feira (23). A confusão começou quando o militar questionou a equipe sobre o trabalho, alegando não haver fluidez na via. Os homens dizem que ele estava exaltado. Durante o desentendimento, o major percebeu que três agentes portavam armas e alegou que eles não tinham autorização para aquilo.
O caso foi levado para a 21ª Delegacia de Polícia. Um documento apresentado pelos agentes do Detran mostra que eles podem portar arma e que há inclusive um comunicado feito pela autarquia à Polícia Federal a respeito. O uso dos equipamentos por servidores do Detran está autorizado por uma lei distrital de 1997.
O diretor de Fiscalização do Detran, Silvain Fonseca, disse acreditar que não houve irregularidade. “É uma lei que já existe há mais de 20 anos, anterior ao estatuto do desarmamento. Quando veio o estatuto, houve o questionamento, mas, até então, nós temos um entendimento jurídico de que continua valendo.”
O incidente aconteceu por volta de 19h30. Quando o major, de 54 anos, deixou a delegacia, houve mais discussão. Os agentes do Detran também foram liberados, mas as armas ficaram na unidade policial.
A corporação informou que vai checar junto ao Tribunal de Justiça em que pé anda a decisão sobre a inconstitucionalidade da lei. “Todos passaram por um treinamento para utilizar a arma, sim. Atualmente cada um tem uma arma para sua defesa. A intenção futura é que o órgão ofereça esse armamento”, afirmou Fonseca.
Fonte: G1
Você precisa estar logado para postar um comentário Login