Conecte Conosco

Notícias Recentes

Marçal é condenado a pagar R$ 100 mil por espalhar notícias falsas sobre Boulos

Publicado

em

O empresário Pablo Marçal (PRTB) foi condenado a indenizar em R$ 100 mil o deputado federal Guilherme Boulos (PSOL) por divulgar informações falsas que vinculavam Boulos ao consumo de cocaína.

Durante a campanha para a prefeitura de São Paulo em 2024, Marçal fez gestos nos debates insinuando que Boulos usava drogas, além de chamá-lo de “cheirador” e “aspirador de pó”.

Na véspera do primeiro turno, ele ainda compartilhou um laudo falso indicando internação por uso de drogas — a autenticidade do documento foi desmentida por perícias das Polícias Federal e Civil. Horas depois, a Justiça Eleitoral ordenou a remoção da publicação das redes sociais. Na eleição, Marçal ficou em terceiro lugar, e Boulos avançou para o segundo turno contra Ricardo Nunes (MDB).

Na sentença, o juiz Danilo Fadel de Castro, da 10ª Vara Cível de São Paulo, destacou que Marçal “extrapolou os limites do debate político civilizado e da crítica administrativa” ao ligar repetidamente a imagem de Boulos ao uso de drogas ilícitas.

“Essa conduta configura ato ilícito passível de reparação, imputando ofensas à reputação e crimes a quem é inocente. A situação agravou-se com a divulgação, na antevéspera da eleição, de um laudo médico falso, com assinatura de médico falecido forjada, feito para atribuir a Boulos uma internação psiquiátrica que nunca ocorreu”, escreveu o juiz.

O magistrado ainda afirmou que Marçal extrapolou seu direito à liberdade de expressão e crítica política, cometendo um “ato ilícito intencional para denegrir a reputação do adversário por meio de fraude”, ultrapassando “qualquer limite ético ou jurídico aceitável no debate democrático”.

A decisão pode ser contestada no Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP). Além deste processo civil, Marçal enfrenta outras ações criminais eleitorais relativas a essa mesma conduta na Justiça Eleitoral.

Até o momento, Boulos e Marçal não comentaram a condenação.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados