Mundo
María Corina Machado se reúne com seus filhos após muito tempo
María Corina Machado, venezuelana ganhadora do Nobel da Paz, compartilhou nesta quinta-feira (11) o momento emocionante em que encontrou seus três filhos em Oslo, após mais de dois anos sem contato presencial.
Após uma viagem feita discretamente, a líder da oposição, que tem 58 anos, chegou à capital da Noruega tarde demais para participar da cerimônia de entrega do Nobel da Paz que aconteceu na quarta-feira, evento no qual sua filha Ana Corina Sosa recebeu o prêmio em seu nome.
Conhecida por ser crítica ferrenha do governo de Nicolás Maduro, que está em situação clandestina desde agosto de 2024, María Corina Machado apareceu em público pela primeira vez em quase um ano nesta quinta-feira.
Ela acenou para a multidão da varanda do hotel após as 2h da manhã no horário local (22h em Brasília), recebendo aclamação dos presentes. Questionada sobre suas impressões ao chegar em Oslo e ao rever seus filhos, ela não escondeu a alegria e a emoção que sentiu.
“Passei a noite sem conseguir pregar o olho, revivendo repetidamente o momento em que abracei meus filhos”, disse durante entrevista coletiva ao lado do primeiro-ministro norueguês, Jonas Gahr Støre.
“Durante semanas imaginei como seria esse reencontro e a ordem dos abraços. No fim, abracei os três juntos, um dos momentos mais profundos e significativos da minha vida”, contou.
Seus filhos — Ana Corina, Henrique e Ricardo — residem fora da Venezuela.
No período em que a mãe esteve ausente, Ana Corina, de 34 anos, recebeu a medalha de ouro e o diploma do prêmio Nobel, que tem valor financeiro de 1,2 milhão de dólares (equivalente a 6,55 milhões de reais).
A última vez que Ana Corina havia visto sua mãe foi em dezembro de 2023, cerca de sete meses antes das eleições presidenciais venezuelanas, nas quais Maduro foi declarado vencedor, mesmo com acusações de fraude feitas pela oposição.


Você precisa estar logado para postar um comentário Login