Mundo
María Corina Machado vai a Oslo para receber prêmio Nobel
María Corina Machado, uma líder da oposição na Venezuela que está vivendo na clandestinidade, confirmou sua viagem para Oslo na próxima semana para receber o Prêmio Nobel da Paz, anunciou neste sábado (6) o diretor do Instituto Nobel à AFP.
“Conversei com a senhora Machado esta noite e ela confirmou que estará presente em Oslo para a cerimônia”, disse Kristian Berg Harpviken.
“Devido a questões de segurança, não podemos revelar detalhes sobre a data e o modo de sua chegada”, acrescentou em uma mensagem à AFP.
O fato de que a líder venezuelana, de 58 anos, possa participar da cerimônia marcada para 10 de dezembro gerou muita especulação.
Em novembro, o procurador-geral da Venezuela informou à AFP que Machado seria considerada “foragida” caso deixasse o país para aceitar o prêmio.
Machado, que tem posições alinhadas ao então presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, foi anunciada como ganhadora do Nobel em 10 de outubro devido à sua luta pela mudança democrática na Venezuela.
Ela foi proibida de concorrer nas eleições presidenciais de 2024, nas quais o presidente incumbente, Nicolás Maduro, foi declarado vencedor mesmo em meio a protestos da oposição.
Os Estados Unidos e grande parte da comunidade internacional não reconheceram os resultados dessas eleições.


Você precisa estar logado para postar um comentário Login