Conecte Conosco

Economia

Marinho destaca bom desempenho do emprego em 2025

Publicado

em

O ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, afirmou nesta terça-feira, 30, que o balanço do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) para 2025 será significativo e positivo para o governo. Ele criticou as altas taxas de juros, que impactam negativamente o ritmo da economia, e questionou as orientações definidas pelo Conselho Monetário Nacional (CMN).

“Embora estejamos enfrentando uma desaceleração — que venho enfatizando desde maio e durante todo o semestre —, acredito que a taxa de juros desempenha um papel crucial nesse movimento, ainda que o Banco Central tenha como missão principal controlar a inflação”, declarou o ministro durante uma entrevista coletiva no ministério.

Marinho ressaltou que a definição dos juros não cabe exclusivamente ao Banco Central, mas decorre das diretrizes estabelecidas pelo CMN. Ele expressou o desejo de participar desse conselho, juntamente com o ministro da Indústria e Comércio, Geraldo Alckmin.

“O Banco Central enfrenta desafios impostos pelo CMN. Frequentemente ouvimos falar só do Banco Central, mas é o CMN quem determina as políticas”, disse ele.

“Gostaria muito de estar presente no Conselho Monetário Nacional, ao lado do ministro Alckmin, para colaborar e avaliar se as diretrizes adotadas estão adequadas”, acrescentou.

Marinho não divulgou números finais para o Caged de 2025 ou 2026, mas demonstrou otimismo em relação a ambos os anos.

“O fundamental é manter a continuidade das ações. O resultado de 2025 não pode ser subestimado; é, na verdade, bastante positivo”, afirmou. Ele completou dizendo que espera que 2026 seja um ano favorável, apesar das possíveis controvérsias, e destacou que o foco não está nos debates eleitorais.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados