Economia
Mastercard anuncia novas parcerias para avançar em IA no comércio

A Mastercard firmou acordos com Google, Stripe e Antom para desenvolver uma nova geração de ferramentas de inteligência artificial (IA) focadas no comércio, com possibilidades de aplicação em larga escala.
O destaque dessa colaboração é a IA agentiva (agentic), que as grandes empresas de tecnologia apontam como o futuro das soluções inteligentes. Diferente dos assistentes de IA comuns que respondem perguntas e executam tarefas sob supervisão humana, os sistemas agentivos são criados para funcionar de forma autônoma, executando tarefas complexas sem necessidade de intervenção direta.
Por meio dessa nova tecnologia, um usuário poderia solicitar ao seu assistente virtual que montasse um conjunto de roupas para uma festa de aniversário, considerando preço, tempo de entrega e até previsão do tempo, conforme exemplo apresentado pela Mastercard.
Além disso, uma companhia poderia delegar para a IA a gestão das compras e negociações com fornecedores, tudo isso dispensando ação humana direta e permitindo que os colaboradores foquem em outras atividades.
A Mastercard comunicou que, até o fim do ano, todos os portadores de seu cartão nos Estados Unidos terão acesso ao programa Agent Pay — seu agente de IA agentivo lançado em abril, que já conta com parcerias com Microsoft e IBM para testes de casos práticos. Posteriormente, essa funcionalidade será ampliada para outros países.
Craig Vosburg, diretor de serviços da Mastercard, comentou: “Os pagamentos com inteligência artificial vão além de uma tendência; representam uma transformação. Os pagamentos devem estar integrados à experiência agentiva. Estamos criando a base para uma nova geração de transações inteligentes, que permitem aos consumidores e desenvolvedores capacitar agentes de IA a atuar com confiança, transparência e precisão em seu nome.”
A Mastercard também apresentou outras iniciativas, incluindo um suporte especializado chamado Agentic Consulting Services para ajudar emissores, adquirentes e comerciantes a conceber modelos de compras utilizando a nova geração da IA.
Outra novidade é o lançamento de um kit de ferramentas que permite a assistentes de IA baseados em agentes inteligentes acessarem as diretrizes da Mastercard, facilitando a realização de testes em aplicações relacionadas aos meios de pagamento da empresa.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login