Conecte Conosco

Notícias Recentes

MDB permitirá diretórios escolherem alianças para eleições de 2026

Publicado

em

O presidente nacional do MDB, Baleia Rossi, informou que a decisão oficial sobre alianças só será tomada após a convenção do partido, mas indicou que os diretórios estaduais terão autonomia para decidir em quem apoiar nas eleições de outubro.

A declaração foi feita após líderes do partido apresentarem uma carta a Baleia Rossi solicitando neutralidade nas eleições e a independência dos diretórios estaduais, evitando um alinhamento direto com o presidente Lula.

Baleia Rossi ressaltou que compreende as diferenças regionais existentes no MDB e que buscara respeitar a diversidade e o equilíbrio interno da sigla.

“Essa situação não ocorre somente no MDB. Em outros partidos, embora não demonstrem, há diferenças sociais, políticas e regionais significativas, pois o Brasil é um país continental”, declarou o deputado.

Os dirigentes defendem que uma única posição nacional poderia dificultar as estratégias locais, e Baleia Rossi acatou essa visão, destacando que o MDB quer concentrar esforços em lançar seus próprios candidatos ao governo estadual e ampliar sua base parlamentar no Congresso.

“Estamos montando estruturas regionais, especialmente porque esta fase trará muitas alterações no quadro dos parlamentares. Temos de 8 a 10 candidatos a governador, 15 candidatos ao Senado, e nosso objetivo é eleger pelo menos 55 deputados federais. É fundamental investir as energias do partido em alcançar essa meta”, afirmou Baleia Rossi.

O dirigente complementou que, apesar dessas intenções, a decisão final será tomada na convenção nacional, prevista para o final de julho ou início de agosto.

Em um manifesto recente, representantes de 17 diretórios estaduais pediram que o MDB mantenha uma posição neutra nas eleições presidenciais, sem apoiar diretamente Lula, refletindo as diversas opiniões existentes dentro do partido.

Embora o MDB tenha figuras próximas ao governo federal, como o senador Renan Calheiros e a ministra do Planejamento Simone Tebet, há grupos internos que preferem distanciar o partido da chapa petista, especialmente em Estados governados por partidos centristas ou de direita.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados