Conecte Conosco

Economia

MDIC apresenta painel com dados sobre comércio internacional de serviços

Publicado

em

Em celebração ao Dia do Comércio Exterior, o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) introduziu, nesta quarta-feira, 28, o Painel Comércio Exterior Brasileiro de Serviços em Números (ComexVis Serviços), uma ferramenta oficial que reúne dados estatísticos inéditos e interativos sobre as transações de serviços entre o Brasil e o resto do mundo.

Desenvolvido pela Secretaria de Comércio Exterior (Secex), o painel possibilita a consulta dos valores mais recentes de exportações e importações de serviços de forma anual, além de permitir o acompanhamento da evolução dessas transações ao longo do tempo e a análise detalhada por setores e países parceiros.

Para o presidente em exercício e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, essa nova ferramenta atende a uma demanda crescente por informações detalhadas sobre esse setor.

“Os serviços estão cada vez mais importantes no comércio exterior. De acordo com a OCDE, aproximadamente 40% do valor agregado nas exportações brasileiras de produtos manufaturados é composto por serviços incorporados. Esta plataforma oferece dados estruturados, comparáveis e acessíveis sobre o comércio internacional”, destacou Alckmin.

Os dados brasileiros apresentados no painel são baseados em informações primárias do Banco Central (BC) e agora fazem parte do conjunto de estatísticas oficiais disponibilizadas pela Secex. A ferramenta integra também o ecossistema digital que inclui o Comex Stat e o Comex Vis, oferecendo gráficos, indicadores e análises interativas que facilitam o entendimento do desempenho do comércio exterior do Brasil.

De acordo com a secretária de Comércio Exterior, Tatiana Prazeres, “os serviços têm uma participação crescente no comércio internacional e são cruciais para a competitividade da economia brasileira. O painel reúne, de uma maneira inédita, informações oficiais que apoiam a formulação de políticas públicas e auxiliam empresas e gestores a identificar oportunidades em diferentes mercados”.

Entre as principais informações destacadas pela ferramenta está o fato de que as exportações brasileiras de serviços alcançaram o valor recorde de US$ 51,8 bilhões em 2025, dos quais 65% correspondem a serviços entregues digitalmente, evidenciando o avanço da digitalização e o potencial competitivo do Brasil nesse segmento, segundo o MDIC.

Segundo Herlon Alves Brandão, Diretor de Estatísticas e Estudos de Comércio Exterior da Secex/MDIC, “o comércio de serviços é uma parte estratégica da economia global e tem crescido consistentemente ao longo das últimas décadas. Ao consolidar e disponibilizar essas informações de forma clara, visual e interativa, o novo painel amplia o conhecimento sobre o setor e reforça o papel do Brasil na promoção do comércio de serviços, além de apoiar empresários e associações na identificação de oportunidades de negócios”.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados