Conecte Conosco

Centro-Oeste

Médico morre salvando filhas e recebe homenagem: Amou até o fim

Publicado

em

Suhelen Castro, esposa do médico Aníbal Okomoto, homenageou o marido com quem viveu por 14 anos. O psiquiatra faleceu no domingo (21/12) na praia de Matinhos, Paraná, após salvar as filhas, de 9 e 12 anos, de um afogamento.

Aníbal trabalhava e morava no Distrito Federal e estava de férias no Paraná com a família. No momento do acidente, eles nadavam em uma área com pedras. Ele conseguiu salvar as filhas, mas não conseguiu sair da água a tempo.

Nas redes sociais de Aníbal, Suhelen compartilhou a última foto da família reunida e agradeceu pela dedicação dele como pai e marido. “Eu perdi meu amor, meu companheiro de vida. Nossas filhas estão em prantos, pois perderam o melhor pai que poderiam ter. Sei que você está em paz, pois partiu fazendo o que mais amava e ao lado das pessoas que mais te amavam. Obrigada por nos amar até seu último dia”, escreveu Suhelen.

Aníbal deixou a esposa e duas filhas pequenas. O velório será realizado na quarta-feira (24/12) no Cemitério Campo da Esperança da Asa Sul, das 9h às 11h.

Afogamento

O Corpo de Bombeiros do Paraná atendeu a ocorrência por volta das 18h do domingo (21/12). “Um homem de 38 anos entrou no mar com as filhas em uma área próxima às pedras de um espigão, fora do alcance dos postos de guarda-vidas. As crianças conseguiram sair pelas pedras, enquanto o homem passou a enfrentar dificuldades”, informou a corporação.

Um surfista ajudou Aníbal inicialmente, e depois ele foi retirado do mar pelos bombeiros. Uma aeronave transportou o médico até a UPA de Praia Grande, onde o óbito foi confirmado.

A Polícia Civil do Paraná abriu um inquérito para investigar as circunstâncias da morte, que foi confirmada como afogamento, sem sinais de violência.

Quem foi Aníbal Okomoto

Aníbal Okomoto era médico psiquiatra e construiu um importante legado na saúde mental pública ao longo dos últimos 15 anos. Trabalhava na Secretaria de Saúde do Distrito Federal desde 2013 e atuava no Centro de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas (Caps AD) de Santa Maria. Também atendia em um Centro Clínico na Asa Norte e no CAPS de Valparaíso de Goiás.

Formou-se em Medicina pela Universidade de Brasília (UnB) entre 2004 e 2010. Entre 2017 e 2020, fez residência médica em Psiquiatria no Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) e, em 2019, especializou-se em Pesquisa Clínica na Harvard T.H. Chan School of Public Health, nos EUA.

Repercussão

A morte de Aníbal foi lamentada por colegas, amigos e entidades médicas do Distrito Federal. Alisson Marques, médico e amigo, destacou: “Era uma pessoa humana, acolhedora e dedicada aos pacientes. Deixa um legado na saúde mental do DF.”

A Secretaria de Saúde do DF publicou nota de pesar, ressaltando o legado de profissional exemplar, ético, humano e comprometido com seus pacientes. O Conselho Regional de Medicina do DF (CRM-DF) também manifestou solidariedade e destacou sua dedicação e compromisso com o cuidado, desejando conforto e força à família e aos amigos.

A prefeitura de Valparaíso destacou o legado de empatia, respeito e serviço de Aníbal, que permanecerá vivo na memória de todos que conviveram com ele.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados