Conecte Conosco

Mundo

Medo e Fé: Histórias de Quem Sobreviveu às Enchentes no Texas

Publicado

em

Na madrugada da última sexta-feira (4), chuvas intensas causaram enchentes súbitas na região central do Texas, nos Estados Unidos. Muitos rios transbordaram, inundando ruas, casas e estruturas.

Milhares de pessoas precisaram ser resgatadas. Até a segunda-feira (7), as autoridades registraram mais de 80 falecidos.

Depoimentos dos Sobreviventes

No topo do telhado

Uma família de 33 membros de Austin, que estava de férias em Hunt, no condado de Kerr, conseguiu sobreviver ao se refugiar no topo do telhado de um hotel, segundo relatou a emissora local KPRC.

Na madrugada de sexta, o rio Guadalupe subiu rapidamente, mais de oito metros em 45 minutos, invadindo os quartos do hotel. David Fry, da família, disse: “Começamos a bater nas portas, tentando alertar o maior número possível de pessoas, tirá-las e levá-las para a estrada”.

Com as águas cercando o local e arrastando veículos, não tiveram outra saída senão ajudar uns aos outros a subir para o telhado do edifício.

Todos conseguiram sobreviver. “Foi por pouco”, comentou Fry à KPRC.

Fuga de caiaque

Perto dali, Diana Smith e seus dois cães escaparam das águas usando um caiaque. “Liguei para o 911. Não houve retorno. E eu chorava, ‘Meu Deus, não sei o que fazer'”, relatou em ligação para o serviço de emergência norte-americano.

“Abri a porta principal e o vento levou meus dois cães em direções diferentes. Entrei em pânico, sem saber o que fazer… Rezei enquanto fiquei no alpendre”, contou Diana, que conseguiu embarcar no caiaque junto com seus animais e remar para um lugar seguro.

Mensagem de amor

RJ Harber despertou no meio da noite de sexta com sua esposa Annie, em um bairro de Hunt, e alertou diversas famílias que estavam dormindo sobre o perigo iminente.

Logo após, tentou embarcar em um caiaque para alcançar a cabana onde seus pais e filhas estavam, mas uma cabana arrancada pela força da água bloqueou seu caminho.

RJ recebeu uma mensagem de texto de suas filhas, dizendo “Te amo”, minutos antes do rio levar sua casa. Os corpos de Blair, de 13 anos, e Brooke, de 11, foram encontrados de mãos dadas e com terços na mão, a cerca de 20 quilômetros do local. Os avós continuavam desaparecidos até domingo à noite.

Heróis na missão

Kristi Noem, secretária de Segurança Nacional dos Estados Unidos, homenageou no X o nadador da Guarda Costeira Scott Ruskan, a quem chamou de “herói americano”.

Ela disse que Ruskan, em sua primeira missão de resgate, salvou diretamente 165 pessoas durante as enchentes devastadoras no Texas central.

Ao chegar no acampamento de verão cristão Camp Mystic, devastado pelas águas, ajudou a montar um centro de operações improvisado, guiou helicópteros para as zonas de risco e ofereceu suporte emocional aos sobreviventes.

Ruskan afirmou que qualquer colega teria feito o mesmo e prestou homenagem às equipes de resgate em terra e aos pilotos que participaram das operações.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados