Mundo
Medo por operações anti-imigração impacta restaurantes no Texas

As operações contra imigrantes no Texas têm causado receio entre os funcionários e clientes do restaurante de Oscar García Santaella. Uma funcionária tem receio de ir trabalhar, enquanto a clientela, predominantemente latina, evita sair de casa para não correr riscos de ser detida.
Oscar García, de 54 anos e natural do México, é um empresário do setor gastronômico. Ele é proprietário da taqueria Los Primos, em Houston, que serve pratos mexicanos típicos, como tacos e quesadillas, já bastante populares na culinária texana.
O Texas é um estado conservador dos Estados Unidos, com forte apoio ao ex-presidente Donald Trump, onde 40% da população é latina e tem um papel importante na economia local.
Como parte das medidas de deportação em massa, agentes do ICE – Polícia de Imigração e Alfândega dos EUA – têm feito buscas frequentes nas ruas, com muitos desses episódios registrados e compartilhados nas redes sociais.
O ICE esteve inclusive em um complexo de apartamentos próximo ao restaurante de Oscar.
“Eles permaneceram uma semana. Durante essa semana e a seguinte nossas vendas caíram bastante, pois as pessoas tinham medo de sair”, relatou Oscar.
“Uma funcionária que mora lá nos chamou para dizer que não poderia trabalhar porque a imigração levou um de seus primos. Isso tem nos afetado diretamente”, acrescentou.
“Essa situação tem impactado os restaurantes em todo o país. Tenho amigos com restaurantes em diversas cidades e todos reportam queda nas vendas. No nosso caso, a redução foi de 40%”, comentou ele.
Segundo a Associação de Restaurantes do Texas, no segundo trimestre do ano, 23% das empresas associadas perderam funcionários, 21% receberam menos pedidos de emprego e 16% tiveram queda no número de clientes.
Até 2022, havia cerca de 11 milhões de imigrantes em situação irregular nos EUA, número que pode chegar a quase 14 milhões, conforme informações da ONG Instituto de Políticas Migratórias.
Esses trabalhadores sem documentação legal contribuíram com aproximadamente 97 bilhões de dólares em impostos somente em 2022, conforme dados da organização Americans for Tax Fairness.
Dados de 2024 do Departamento do Trabalho estadunidense mostram que quase metade da força de trabalho estrangeira é composta por latinos ou hispânicos.
Proposta de solução
O Texas é uma região em crescente desenvolvimento imobiliário e industrial, recebendo pessoas de outros estados.
“Parte do problema é que somos vítimas do nosso próprio sucesso. O setor privado no Texas é grande empregador e muitos restaurantes enfrentam falta de funcionários. O mesmo ocorre em fazendas, ranchos, frigoríficos e toda a cadeia produtiva, o que acaba elevando os preços dos alimentos”, explicou Kelsey Erickson Streufert, porta-voz da Associação de Restaurantes do Texas.
Ele informou que a associação tem se unido a líderes do setor em nível nacional para pedir ao ex-presidente Trump medidas que permitam permissões temporárias de trabalho para imigrantes em todo o sistema alimentar dos Estados Unidos.
“Não estamos falando de anistia ou cidadania, mas sim da possibilidade de trabalhar legalmente, pagar impostos e seguir as leis. Isso beneficiaria todos os americanos ao garantir acesso mais fácil a alimentos e serviços acessíveis”, afirmou.
Oscar reforça que 95% das pessoas que conhece na indústria de restaurantes são trabalhadores honestos, dedicados a suas famílias e empregos.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login