Mundo
Meloni apoia plano de Trump e defende dois Estados para paz entre Israel e Palestina

A primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, manifestou seu apoio ao plano apresentado pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que visa acabar com o conflito em Gaza.
Ela ressaltou que a proposta propicia um caminho para uma convivência pacífica e próspera entre Israel e Palestina, com a existência de um Estado de Israel e um Estado palestino lado a lado em paz e segurança.
De acordo com Meloni, em publicação na rede social X, a iniciativa de Washington pode marcar um ponto de virada nesse processo, ao prever o fim permanente das hostilidades, a libertação imediata dos reféns e acesso humanitário pleno e seguro para os civis.
A premiê italiana destacou que a estabilização de Gaza está ligada a um projeto amplo de reconstrução e desenvolvimento, com total participação dos parceiros regionais.
Meloni reafirmou que a Itália está disposta a colaborar, em estreita coordenação com os Estados Unidos, os parceiros europeus e da região, agradecendo a Donald Trump pelos esforços para alcançar a paz no Oriente Médio.
Ela pediu que as partes envolvidas aceitem o plano, ressaltando que especialmente o Hamas tem agora a oportunidade de encerrar o conflito liberando os reféns, aceitando não participar do futuro de Gaza e desarmando-se completamente.
Para a líder italiana, é fundamental retomar o diálogo entre Israel e os palestinos para estabelecer um caminho político que leve a uma convivência pacífica duradoura.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login