Economia
Mercado de ações em NY fecha misto com ganhos na semana e expectativa de corte de juros pelo Fed

As bolsas de ações em Nova York encerraram o pregão desta sexta-feira, 12, de forma variada, mas registraram avanços ao longo da semana, impulsionadas pela crescente expectativa de que o Federal Reserve (Fed), o banco central dos Estados Unidos, reduza a taxa de juros na reunião marcada para a próxima semana. O índice Nasdaq seguiu o movimento positivo do dia anterior e alcançou um novo recorde histórico de fechamento.
O índice Dow Jones caiu 0,59%, ficando em 45.834,22 pontos. O S&P 500 teve uma leve retração de 0,05%, terminando em 6.584,29 pontos, enquanto o Nasdaq apresentou alta de 0,44%, fechando a 22.141,10 pontos, um recorde. Nos últimos cinco dias, esses índices acumularam ganhos significativos de 0,95%, 1,59% e 2,03%, respectivamente.
É raro observar o Fed cortando juros em um cenário de máximas históricas das bolsas, situação que ocorreu apenas em 2019, segundo análise da Capital Economics. A consultoria destaca que a robustez da economia americana e o crescimento das ações relacionadas à inteligência artificial (IA) devem manter o dólar forte nos próximos meses, mesmo diante das previsões de cortes mais profundos de juros no mercado.
Setores farmacêuticos sofreram forte queda após reportagem do The Washington Post relatar que autoridades de saúde da administração Trump pretendem associar as vacinas contra a covid-19 a mortes de 25 crianças. Com isso, ações da Moderna (-7,40%), Pfizer (-3,98%), Merck & Co (-2,75%) e American Depositary Receipts (ADRs) da Astrazeneca (-1,90%) registraram perdas.
Em contrapartida, a Warner Bros. Discovery teve valorização expressiva de 16,70% após notícias de que a Paramount Skydance (+7,62%) está preparando uma proposta de compra da empresa. A IonQ subiu 18,11% após receber aprovação regulatória no Reino Unido para adquirir a start-up Oxford Ionics.
A Super Micro Computer avançou 2,39% após iniciar a entrega global dos sistemas Blackwell Ultra da Nvidia focados em inteligência artificial, enquanto a Nvidia teve um leve aumento de 0,36%. Por outro lado, a Adobe caiu 0,34%, mesmo com divulgação de resultados acima das projeções e perspectivas positivas.
Na estreia na bolsa, a empresa Gemini Space Station teve alta de 14,29%.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login