Conecte Conosco

Economia

Mercado de trabalho mostra sinais de recuperação, diz Itaú

Publicado

em

Os resultados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua) mostraram uma surpresa positiva, destacando a resiliência do mercado de trabalho, segundo avaliação do Itaú Unibanco. Além disso, o crescimento nos salários aponta para essa continuidade favorável.

“Os salários reais subiram 0,7 ponto percentual, confirmando a vigorosa atividade no mercado de trabalho”, afirmam as economistas Natalia Cotarelli e Marina Garrido, no relatório.

Com ajuste para efeitos sazonais, a taxa de desemprego diminuiu para 5,6% em comparação com 5,8% anterior. Esse movimento foi impulsionado pelo incremento do emprego formal e consistência no setor informal, além da estabilidade na taxa de participação da força de trabalho.

De acordo com os dados originais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a taxa de desocupação ficou em 5,2% no trimestre encerrado em novembro, valor abaixo das expectativas do Itaú e da mediana das projeções do mercado, que apontavam 5,4%.

O Itaú ressalta que a diminuição do desemprego decorreu da expansão de 0,3% no emprego (considerando ajuste sazonal) mesmo diante da ligeira alta de 0,1% na força de trabalho.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados