Economia
Mercado de trabalho mostra sinais de recuperação, diz Itaú
Os resultados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua) mostraram uma surpresa positiva, destacando a resiliência do mercado de trabalho, segundo avaliação do Itaú Unibanco. Além disso, o crescimento nos salários aponta para essa continuidade favorável.
“Os salários reais subiram 0,7 ponto percentual, confirmando a vigorosa atividade no mercado de trabalho”, afirmam as economistas Natalia Cotarelli e Marina Garrido, no relatório.
Com ajuste para efeitos sazonais, a taxa de desemprego diminuiu para 5,6% em comparação com 5,8% anterior. Esse movimento foi impulsionado pelo incremento do emprego formal e consistência no setor informal, além da estabilidade na taxa de participação da força de trabalho.
De acordo com os dados originais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a taxa de desocupação ficou em 5,2% no trimestre encerrado em novembro, valor abaixo das expectativas do Itaú e da mediana das projeções do mercado, que apontavam 5,4%.
O Itaú ressalta que a diminuição do desemprego decorreu da expansão de 0,3% no emprego (considerando ajuste sazonal) mesmo diante da ligeira alta de 0,1% na força de trabalho.


Você precisa estar logado para postar um comentário Login