Conecte Conosco

Economia

Mercados de NY fecham em queda por tensão geopolítica e dados econômicos

Publicado

em

As bolsas de Nova York encerraram a quarta-feira (14) com quedas, refletindo a cautela dos investidores diante das tensões envolvendo o Irã, dados econômicos dos Estados Unidos e expectativas sobre as decisões de juros do Federal Reserve (Fed). O pregão também foi marcado pela divulgação de resultados trimestrais no setor bancário.

O índice Dow Jones recuou 0,09%, fechando aos 49.149,63 pontos, o S&P 500 caiu 0,53%, com 6.926,97 pontos, enquanto o Nasdaq sofreu baixa de 1,00%, encerrando em 23.471,75 pontos.

O presidente dos EUA, Donald Trump, adotou tom mais moderado contra o Irã ao informar que soube que o regime de Teerã pretende suspender execuções de manifestantes, condição para evitar um ataque ao país. A incerteza geopolítica pesou no mercado desde o início do dia e as declarações trouxeram pouco alívio, refletido principalmente em ações de empresas petrolíferas, que tiveram ganhos reduzidos, acompanhando o desempenho do petróleo.

Anteriormente, as ações da Chevron e da Exxon Mobil chegaram a subir quase 4%, com notícias sobre possíveis avanços em concessões para operações na Venezuela e autorização para venda de petróleo para os EUA. Ao final do pregão, fecharam com valorização de 2,12% e 2,93%, respectivamente.

Donald Trump também contestou as críticas do CEO do JPMorgan Chase, Jamie Dimon, sobre a investigação do Departamento de Justiça envolvendo o Fed, afirmando que ele estava equivocado ao sugerir que a independência do banco central estaria em risco. Entre os destaques do setor financeiro, Citigroup, Bank of America e Wells Fargo tiveram quedas de 3,36%, 3,71% e 4,61%, respectivamente, após divulgação de resultados que desapontaram o mercado.

A Tesla recuou 1,80% após anúncio do CEO Elon Musk de que a montadora encerrará a venda do sistema Full Self-Driving em 14 de fevereiro, disponibilizando o recurso apenas como assinatura mensal. A Netflix iniciou o pregão em alta, mas fechou em queda de 1,98%, mesmo com informações sobre possível oferta em dinheiro da Warner Bros. Discovery, cujas ações subiram 0,80%.

A Nvidia caiu 1,44% depois que o governo dos EUA declarou que a empresa deve cumprir novos critérios de segurança para enviar seus chips de inteligência artificial H200 à China. Essa queda refletiu uma saída generalizada do setor tecnológico, impactando também empresas como Meta (-2,46%), Amazon (-2,43%) e Microsoft (-2,37%).

No âmbito macroeconômico, a Capital Economics avaliou que o aumento nos índices anuais do Índice de Preços ao Produtor (PPI) e na sua medida subjacente em novembro não deve ser motivo de preocupação para o Fed. Os investidores também acompanharam o crescimento das vendas no varejo dos EUA em novembro e o Livro Bege do Fed, que indicou expansão moderada da atividade na maior parte das regiões do país.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados