Conecte Conosco

Economia

Mercados europeus fecham em queda após otimismo com Fed e preocupação com Ucrânia

Publicado

em

As bolsas europeias encerraram o pregão desta segunda-feira, 25, em baixa, revertendo o otimismo da sessão anterior, quando subiram diante das expectativas de cortes nas taxas de juros pelo Federal Reserve (Fed), o banco central dos Estados Unidos.

Esta semana, os investidores mantêm atenção redobrada sobre a guerra na Ucrânia, pois as negociações até o momento não têm indicado avanços significativos para a resolução do conflito. Em Londres, o mercado permaneceu fechado devido a um feriado bancário.

O índice Stoxx 600, que representa as ações pan-europeias, caiu 0,44%, fechando aos 558,82 pontos. Em Frankfurt, o índice DAX teve queda de 0,42%, para 24.261,59 pontos. Em Paris, o CAC 40 recuou 1,59%, atingindo 7.843,04 pontos. Milão também registrou baixa, com o FTSE MIB caindo 0,19%, aos 43.227,70 pontos. Esses valores são preliminares.

A analista Ipek Ozkardeskaya, do Swissquote Bank, acredita que o desempenho dos mercados europeus pode ficar abaixo dos americanos nos próximos dias, especialmente devido à ausência de progresso nas negociações ucranianas e à possível pausa na rotação para ações de tecnologia, enquanto os custos menores de empréstimos continuam sustentando a valorização das ações de crescimento.

O presidente ucraniano, Volodimir Zelenski, anunciou que realizará encontros com parceiros dos Estados Unidos nesta semana para elaborar um plano básico de garantias de segurança. Zelenski confirmou que se reunirá com o enviado especial norte-americano, Keith Kellogg, para discutir um possível encontro com o presidente russo, Vladimir Putin.

A presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, comentou que os cortes nas taxas de juros na zona do euro foram baseados em dados econômicos sólidos. Segundo ela, “as decisões foram tomadas com base nos dados e nosso objetivo principal permanece a estabilidade dos preços”.

Lagarde também elogiou o discurso equilibrado do presidente do Fed, Jerome Powell, no Simpósio de Jackson Hole. Enquanto isso, na Alemanha, o índice de confiança empresarial subiu mais do que o previsto em agosto.

Em Amsterdam, as ações da empresa de café e chá JDE Peet saltaram 17,41%, após confirmação de um acordo de venda para a americana Keurig Dr Pepper.

Por outro lado, as ações da Orsted em Copenhague caíram 16,35% depois que sua subsidiária nos EUA recebeu ordens para interromper as operações em um projeto eólico offshore em Rhode Island.

Na Suécia, a Saab registrou alta de 3,24% após anunciar o fornecimento de quatro caças Gripen para a Tailândia.

Em Frankfurt, as ações da Puma tiveram valorização de 15,96%, impulsionadas por notícias de que a holding da família Pinault está analisando alternativas para sua participação de 29% na fabricante de artigos esportivos.

Em Madri, o índice Ibex 35 caiu 0,85%, para 15.265,50 pontos, enquanto em Lisboa, o PSI 20 recuou 0,79%, encerrando o dia aos 7.917,15 pontos.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados