Economia
Mercados otimistas apesar das dúvidas econômicas

Os mercados de ações mostraram uma recuperação impressionante nos últimos meses, especialmente nos Estados Unidos, chegando a parecer “desligados” das dúvidas econômicas atuais, conforme relatado pelo Banco de Compensações Internacionais (BIS) nesta segunda-feira (15).
O mercado norte-americano se recuperou rapidamente das perdas ocasionadas pelo anúncio do aumento das tarifas, ocorrido no início de abril, destacou a instituição global conhecida como o banco dos bancos centrais.
As expectativas de cortes nas taxas de juros e um superávit fiscal nos Estados Unidos e na Alemanha estimularam o otimismo dos investidores, destacou o BIS em seu relatório trimestral.
No entanto, esse interesse em ativos de risco contrasta com as preocupações sobre a economia geral e o medo de um aumento da inflação, avaliou o BIS.
“A aparente desconexão entre a persistente incerteza e o otimismo no mercado levanta dúvidas sobre os fatores que motivaram a recuperação”, declarou o BIS.
Com sede em Basileia, Suíça, o banco alertou que alguns bancos centrais podem enfrentar decisões difíceis devido ao aumento das tarifas, uma vez que alguns podem não conseguir “controlar ao mesmo tempo” a inflação e o crescimento econômico.
Os autores do estudo ressaltaram que, na prática, os efeitos das tarifas comerciais são difíceis de medir e estimaram que elas podem ter um impacto significativo nos Estados Unidos e em seus principais parceiros comerciais, México e Canadá.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login